Minas Gerais é um destino incrível para os amantes de cicloturismo. Com sua geografia montanhosa, belas paisagens naturais e um rico patrimônio histórico e cultural, o estado oferece diversas rotas que vão desafiar e encantar qualquer ciclista. Aqui estão dez roteiros imperdíveis:

1- Rota do Ferro

Para além de toda graça e beleza que existe ao longo do caminho que une Sabará a Santa Bárbara, o que mais chama a atenção é o fato de ser um trajeto praticamente plano em Minas Gerais. São 80 km construídos ao longo de um ramal ferroviário desativado que segue pelo fundo do vale, às margens do Rio Caeté, afluente dos Rios Sabará e Velhas.
O percurso passa por Sabará, Caeté, Barão de Cocais e termina em Santa Bárbara. Além de muita natureza, há também ruínas de estações ferroviárias, pontes e túneis utilizados quando ali funcionava uma linha de trem.
- Partida/Chegada: Sabará/ Santa Bárbara
- Percurso total: 80 km
- Altimetria acumulada: 600 metros
- Entidade gestora: Associação Turística e Esportiva Rota do Ferro
2- Volta das Transições

É um roteiro que revela as belezas da Zona da Mata mineira. São 390 kms, divididos em 7 etapas, que passam por dez municípios e 25 localidades – entre vilas e povoados – do Circuito Serras de Ibitipoca.
De todo trajeto, 10 km são de singe track, 40km de estradas pavimentadas e todo o restante por estradas de terra intermunicipais.
O nome refere-se às transições geofísicas, biológicas e culturais que ocorrem ao longo do trajeto e podem ser identificadas no relevo (prepare-se para os 8.500 de altimetria acumulada) e na vegetação, Mata Atlântica e Cerrado. Além disso, há também os traços culturais deixados pelas Bandeiras, pelo Ciclo do Ouro, do Café e do Leite.
- Partida/Chegada: Santa Rita de Jacutinga (MG)
- Percurso total: 390 km
- Altimetria acumulada: 8.500 metros
- Entidade gestora: IGR Ibitipoc
3- Estrada Real

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O trajeto resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. A estrada é dividida em Caminho Novo (Rio de Janeiro a Ouro Preto), Caminho dos Diamantes (ouro preto a diamantina), Caminho Velho (Paraty a Ouro Preto) Caminho Sabarabuçu (Serra da Piedade – entre Ouro Preto e Diamantina)
- Partida/Chegada: Paraty ou Rio de Janeiro/Diamantina
- Percurso total: 1.630 km
- Altimetria acumulada: 7 mil metros
- Entidade gestora: Instituto Estrada Real
4- Caminho da Fé

Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, o Caminho da Fé é uma rota de peregrinação, entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo, até o Santuário Nacional de Aparecida. São mais de 2000 km, divididos em 18 ramais, dos quais cerca de 400 km atravessam montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras, o Caminho proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
- Partida/Chegada: Águas da Prata (e mais 18 ramais)/Aparecida
- Percurso total: 2 mil km
- Altimetria acumulada: 8 mil metros
- Entidade gestora: Associação dos Amigos do Caminho da Fé
5 – Circuito Serras Verdes

O Circuito Serras Verdes de Cicloturismo foi desenvolvido para conectar os 20 municípios associados ao Circuito Serras Verdes do Sul de Minas percorrendo as belíssimas serras, campos, vales e matas da Mantiqueira Sul Mineira. Ao todo, são 612 km divididos em 3 rotas, que podem ser feitas, em média, 5 dias pedalando.
Rota Marrom
- Partida/Chegada: Congonhal a Cachoeiras de Minas
- Percurso total: 187 km
- Altimetria acumulada: 3.934 metros
Rota Verde
- Partida/Chegada: Córrego do Bom Jesus a Camanducaia
- Percurso total: 240 km
- Altimetria acumulada: 5.516 metros
Rota Azul
- Partida/Chegada: Cambuí a Itapeva
- Percurso total: 185 km
- Altimetria acumulada: 4.433 metros
- Percurso total: 612 km
- Entidade gestora: Circuito Serras Verdes do Sul de Minas
Conteúdos Relacionados: