Caminho de São Miguel Arcanjo se torna nova rota de peregrinação no Paraná – PR

O Paraná ganhou mais uma rota do segmento de turismo religioso, o Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis que, após 10 meses funcionando de forma experimental, agora está oficialmente aberto para os visitantes.

Rota turística religiosa Caminho de São Miguel Arcanjo (Foto: Secretaria do Turismo de Prudentópolis)

O percurso de 122 Km tem igrejas (sendo 16 delas ucranianas e com arquitetura bizantina), templos, grutas, mirantes e belas paisagens, criando uma atmosfera única de espiritualidade. Durante o trajeto, o peregino também encontrará restaurantes, hotéis e pontos turísticos.

A iniciativa incrementa o turismo religioso no Paraná e amplia a oferta de infraestrutura e de divulgação deste segmento na Região, atraindo visitantes, fiéis e entusiastas destas atrações. Estruturado pela prefeitura, o novo caminho de Prudentópolis, cidade que abriga a maior comunidade ucraniana no Brasil, percorre 122 quilômetros dentro dos limites do município, podendo ser percorrido a pé, de moto, carro e até mesmo a cavalo.

O início da rota fica na Igreja Matriz São João Batista, uma Igreja Católica de Rito Latino, no Centro de Prudentópolis. Ainda na primeira etapa, os participantes seguem por diversos pontos no Centro da cidade. Seguindo o percurso, o peregrino percorrerá as comunidades de Linha Rio dos Patos e Cândido de Abreu.

Na segunda etapa, os visitantes passam pelo Monumento Natural Estadual Salto São João, na Linha Antônio Olinto e também podem conhecer o Cabeça de Lobo Park e outras atrações. Assim seguem durante as oito etapas até chegar ao Museu Servas Maria Imaculada, novamente no Centro da cidade. Conforme a Agência, a rota faz parte da Rede Brasileira de Trilhas (Rede Trilhas) e passou por planejamento por cerca de dois anos.

Prudentópolis também é reconhecida como a Capital da Oração do Estado do Paraná, devido às mais de 100 igrejas construídas na cidade. Foi justamente a lei que concedeu esse título que incentivou o município a criar o Caminho de São Miguel Arcanjo.

Assim sendo, o objetivo é fazer do roteiro de fé e peregrinação também uma alternativa para a geração de emprego e renda na cidade. Especialmente, na área rural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *