Cicloturismo: Conheça a Rota das Capelas em Monte Alto/SP

A Rota das Capelas é um percurso turístico de aproximadamente 90km de extensão e com elevação de 1.844 metros. A Rota passa por 13 capelas, com belíssimas serras e vales do município de Monte Alto/SP. Com subidas íngremes e a natureza exuberante, você experimentará a adrenalina do mountain bike enquanto desfruta da deslumbrante paisagem ao redor da cidade.

Rota das Capelas – Monte alto (SP) / Imagem: Luiz Pereira

O trajeto ressalta as belezas naturais da cidade e atrai pessoas, de cidades vizinhas a estados próximos, tornando o município referência na prática do Cicloturismo. Atualmente, a Rota é bastante explorada pelos amantes do Mountain Bike/MTB, uma derivação do ciclismo praticado em trilhas de terra, estradas montanhosas e terrenos irregulares. Entretanto, também pode ser feita por pedestres, cavaleiros, entre outros.

A Igreja Nossa Senhora da Conceição Montesina, Monte Alto – Foto: Divulgação
Mapa Oficial da Rota das Capelas – Foto: Divulgação

A primeira capela a ser visitada no percurso é a Matriz do Senhor Bom Jesus, no centro da cidade. Logo se inicia o trecho rural:

– na capela de Nossa Senhora do Carmo, no bairro Anhumas;
– na sequência, a de Santa Luzia, na Água Limpa;
– o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto. E segue para as demais capelas:
Nossa Senhora do Bonsucesso, no bairro Bonsucesso;
Santa Luzia, no Morrinho;
Nossa Senhora das Graças, na Tabarana;
Santa Beatriz, na Cachoeira dos Martins;
Santa Edwiges, em Homem de Mello;
São Marcos, em Homem de Mello;
Santo Antônio, no bairro homônimo;
Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, no Povoado de Ibitirama;
– e finaliza na capela de Santo Agostinho, no bairro Jardim Alvorada.

A Rota das Capelas foi criada pelo ciclista Reginaldo Vanderlei Bergamin, conhecido popularmente como ‘Pit’. Ele conta que percurso foi criado por amor ao Ciclismo e na esperança de que “cada um que o realize sinta-se, também, realizado”.

Criador da Rota das Capelas, Reginaldo Vanderlei Bergamin “Pit” e sua esposa, Andréa Sakoda Telles Bergamin

A inspiração do percurso nasceu do sonho de trazer o Caminho da Fé para Monte Alto, com saída pelo Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida do Monte Alto. Depois de mapeada a Rota, o primeiro pedal oficial realizado foi feito pelo Pit e pelos montealtenses Andréa Sakoda Telles Bergamin, Francisco Luiz Alves Ferreira (Chico Cabelo) e Paulo Daneluzzi, que vislumbraram ali a possibilidade de mais pessoas viverem a experiência e percorrerem o belíssimo trajeto.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *