A estátua de 70 metros de altura em homenagem a São Miguel Arcanjo no interior de São Paulo já recebe visitantes e peregrinos mesmo não finalizada. A figura tem sido construída no terreno do futuro complexo religioso da Gruta do Arcanjo, em São Miguel Arcanjo, a 180 quilômetros da capital paulista. Quando pronta, será a maior estátua católica do mundo.

O complexo fica a 1,5 quilômetro da Basílica São Miguel Arcanjo, em um bairro chamado oficialmente de Pinhalzinho. Apesar do local ainda ser um canteiro de obras, com chão de terra batida, fiéis aproveitam os fins de semana para conferir de perto a cabeça da estátua.

“Queremos ser referência na devoção a São Miguel Arcanjo”, diz o padre Márcio Almeida, reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo. Assim como a Nossa Senhora Aparecida é símbolo da cidade de Aparecida (SP), a construção do complexo almeja ser um marco na devoção ao arcanjo.
“Entendemos que o projeto vai potencializar o turismo não só na cidade, mas também na região”, afirma o padre, que já recebe turistas e fiéis na igreja todos os finais de semana. A prefeitura do município também acompanha o plano e, segundo Aelson de Mattos Apolinário, secretário de cultura e turismo, estudos têm sido feitos para avaliar os impactos do projeto na cidade.