A Ouro Trilha ( @ourotrilha) é um projeto que visa transformar uma antiga estrada de ferro, desativada desde os anos 90, em uma rota de cicloturismo de relevância nacional. O trajeto de aproximadamente 140 km passa por importantes municípios e distritos importantes de Minas Gerais, como Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Engenheiro Corrêa, Miguel Burnier, Rodrigo Silva e Ouro Preto.

O caminho acompanha, ainda, o Rio das Velhas e o Rio Itabirito, contorna serras e vales, atravessando áreas de vegetação preservadas. Sua construção se deu por iniciativa de Dom Pedro II, tendo como objetivo desenvolver a infraestrutura de transporte e integrar regiões econômicas estratégicas do estado.
De acordo com o projeto, o objetivo da Ouro Trilha é manter a vocação da ferrovia: o turismo sustentável, porém, ressignificando-o, como um eixo de turismo ativo, que conecta cidades e vilarejos de grande relevância cultural, ambiental e econômica.
Além disso, é apontado que a estrutura já se encontra em grande parte apta ao uso turístico. “Com intervenções pontuais, esse caminho pode se transformar em um dos mais belos e procurados roteiros ciclísticos do Brasil”.