Os Passos de Anchieta – Vitória(ES)

Os Passos de Anchieta é uma romaria (peregrinação) de 4 dias feita todos os anos por devotos do padre José de Anchieta, sendo o primeiro roteiro cristão das Américas. Os passos saem da Catedral Metropolitana de Vitória e vão até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

Catedral Metropolitana de Vitória 

Os Passos de Anchieta foram recuperados em 1998 após pesquisas históricas sobre José de Anchieta e hoje são um evento organizado anualmente no feriado de Corpus Christi pela ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta, apesar de ser percorrido também de forma perene – a qualquer momento do ano.

Durante o evento, a ABAPA oferece grande suporte aos participantes, contando com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) e do auxílio das prefeituras dos municípios por onde os peregrinos passam.

Apesar de poder ser feito livremente durante o ano, para participar da caminhada organizada durante Corpus Christi é necessário realizar inscrição, que pode ser feita online, em pontos de vendas ou direto no local de início, no primeiro dia do evento. Todos os anos, entre 3.500 a 4 mil pessoas participam do roteiro.

Durante a romaria, os participantes têm a oportunidade de vivenciar momentos de reflexão, oração e devoção ao santo, além de fortalecerem sua fé e espiritualidade. É uma experiência marcante para muitos, onde a simplicidade do percurso e a busca pelo autoconhecimento se tornam elementos fundamentais.

Ao longo do caminho, os peregrinos passam por belas paisagens naturais, vilarejos e comunidades locais, o que proporciona um contato direto com a cultura e a hospitalidade das pessoas que vivem na região. Além disso, há pontos de apoio onde os caminhantes podem descansar e se alimentar.

A romaria é uma forma de manter viva a memória e o legado de São José de Anchieta, reconhecido por suas ações evangelizadoras, contribuição para a educação no Brasil e como um importante personagem da história do país. Além disso, a peregrinação também contribui para o turismo religioso e cultural da região, atraindo visitantes interessados na fé, história e tradições brasileiras.


Roteiro

O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo.

Em um trajeto de cerca de 100 quilômetros de extensão pelo litoral capixaba, o caminho é dividido em 4 etapas de cerca de 25 quilômetros, com paradas para descanso em locais estratégicos.

Trajeto de 25 quilômetros.

Saindo da Catedral Metropolitana de Vitória, o roteiro segue até o Convento da Penha, em Vila Velha, passando pela Terceira Ponte de Õnibus. Dali, os peregrinos seguem pelo litoral de Vila Velha, passando por Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, até chegar a Barra do Jucu.

Dia 2

Trajeto de 28 quilômetros.

Saindo da área urbana, os peregrinos seguem por praias praticamente desertas, passando por Ponta da Fruta e pelo Parque Estadual Paulo César Vinhas. Dali, seguem até a Praia de Setiba, em Guarapai (cidade que também surgiu a partir de uma missão jesuítica fundada por Anchieta), onde fazem a segunda parada dos Passos.

Dia 3

Trajeto de 24 quilômetros.

Os andarilhos atravessam o município de Guarapari no terceiro dia. Ali, passam pela região da Aldeia e das Três Praias, Praia da Areia Preta, famosa por sua areia monazítica, e seguem até a Praia de Meaípe, ontem fazem a terceira parada.

Dia 4

Trajeto de 23 quilômetros.

Saindo das praias mais desertas e retornando ao ambiente urbano, os andarilhos passam pela vila de Ubu, já no município de Anchieta, praia de Castelhanos, e então chegam à escadaria que os leva até o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Santuário Nacional de São José de Anchieta

Galeria de Fotos


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *