Os Passos de Anchieta é uma romaria (peregrinação) de 4 dias feita todos os anos por devotos do padre José de Anchieta, sendo o primeiro roteiro cristão das Américas. Os passos saem da Catedral Metropolitana de Vitória e vão até o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, no Espírito Santo.

Os Passos de Anchieta foram recuperados em 1998 após pesquisas históricas sobre José de Anchieta e hoje são um evento organizado anualmente no feriado de Corpus Christi pela ABAPA – Associação Brasileira dos Amigos dos Passos de Anchieta, apesar de ser percorrido também de forma perene – a qualquer momento do ano.
Durante o evento, a ABAPA oferece grande suporte aos participantes, contando com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo (Setur-ES) e do auxílio das prefeituras dos municípios por onde os peregrinos passam.
Apesar de poder ser feito livremente durante o ano, para participar da caminhada organizada durante Corpus Christi é necessário realizar inscrição, que pode ser feita online, em pontos de vendas ou direto no local de início, no primeiro dia do evento. Todos os anos, entre 3.500 a 4 mil pessoas participam do roteiro.

Durante a romaria, os participantes têm a oportunidade de vivenciar momentos de reflexão, oração e devoção ao santo, além de fortalecerem sua fé e espiritualidade. É uma experiência marcante para muitos, onde a simplicidade do percurso e a busca pelo autoconhecimento se tornam elementos fundamentais.
Ao longo do caminho, os peregrinos passam por belas paisagens naturais, vilarejos e comunidades locais, o que proporciona um contato direto com a cultura e a hospitalidade das pessoas que vivem na região. Além disso, há pontos de apoio onde os caminhantes podem descansar e se alimentar.

A romaria é uma forma de manter viva a memória e o legado de São José de Anchieta, reconhecido por suas ações evangelizadoras, contribuição para a educação no Brasil e como um importante personagem da história do país. Além disso, a peregrinação também contribui para o turismo religioso e cultural da região, atraindo visitantes interessados na fé, história e tradições brasileiras.
Roteiro
O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo.
Em um trajeto de cerca de 100 quilômetros de extensão pelo litoral capixaba, o caminho é dividido em 4 etapas de cerca de 25 quilômetros, com paradas para descanso em locais estratégicos.
Dia 1
Trajeto de 25 quilômetros.
Saindo da Catedral Metropolitana de Vitória, o roteiro segue até o Convento da Penha, em Vila Velha, passando pela Terceira Ponte de Õnibus. Dali, os peregrinos seguem pelo litoral de Vila Velha, passando por Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, até chegar a Barra do Jucu.

Dia 2
Trajeto de 28 quilômetros.
Saindo da área urbana, os peregrinos seguem por praias praticamente desertas, passando por Ponta da Fruta e pelo Parque Estadual Paulo César Vinhas. Dali, seguem até a Praia de Setiba, em Guarapai (cidade que também surgiu a partir de uma missão jesuítica fundada por Anchieta), onde fazem a segunda parada dos Passos.

Dia 3
Trajeto de 24 quilômetros.
Os andarilhos atravessam o município de Guarapari no terceiro dia. Ali, passam pela região da Aldeia e das Três Praias, Praia da Areia Preta, famosa por sua areia monazítica, e seguem até a Praia de Meaípe, ontem fazem a terceira parada.

Dia 4
Trajeto de 23 quilômetros.
Saindo das praias mais desertas e retornando ao ambiente urbano, os andarilhos passam pela vila de Ubu, já no município de Anchieta, praia de Castelhanos, e então chegam à escadaria que os leva até o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

Galeria de Fotos







