Patrimônio Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e Cultural da Humanidade pela Unesco, festividade deve receber 89 mil turistas nesta edição.

Realizado há 232 anos em Belém, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, marca a alta estação turística do Pará, por atrair a cada ano um maior número de visitantes em busca do turismo religioso.
Em 2024, a estimativa é que cerca de 89 mil turistas devem passar pela capital paraense para prestigiar o Círio, o que deve incrementar cerca de U$ 34,5 milhões de dólares, (cerca de R$ 189 milhões de reais de acordo com a cotação atual), na economia paraense.
A pesquisa é realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Dieese Pará. Em relação a 2023, o número de turistas representa um aumento de aproximadamente 10,6% em relação ao número de 80,5 mil turistas que estiveram em Belém no ano passado. Já em relação ao gasto médio do turista, o montante representa um crescimento de aproximadamente 12,7% em relação ao montante deixado por turistas no Círio 2023. Em 2023, esse número foi de cerca de U$ 30,6 milhões de dólares.

Dos perfis entrevistados para a pesquisa, a maioria 95,4% tem intenção de retornar à Belém por ocasião do Círio de Nazaré e outras visitas. Os entrevistados destacaram como pontos positivos a religiosidade, hospitalidade, a gastronomia única, as belezas naturais e também a cultura pulsante do Estado.
Abertura do Círio
🗓️ Terça-feira, 8 de outubro
⏰ 18h: missa na Basílica Santuário de Nazaré.
⏰ 19h: abertura oficial na Praça Santuário, com show de abertura na Concha Acústica da banda Bendito Encontro e convidados.
Cofira nosso post sobre o Círio de Nazaré:
Obrigado por visitar nosso site!